O amaranto é conhecido em vários países há muito tempo, porém, aqui no Brasil não faz muito tempo que começamos a escutar falar sobre esse grão altamente nutricional.

As pesquisas realizadas com o amaranto começaram por volta de 1996 e a partir daí começou o seu cultivo no Brasil.
O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite. É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.

Não contém glúten, sendo uma excelente opção para os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). Quase não tem gosto, o que é muito bom, pois a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações.

Ainda é pouco conhecido no Brasil. Por isso pode ser difícil a sua aquisição. Atualmente é comercializado em flocos naturais, semelhante aos flocos da aveia, pode ser consumido com frutas e iogurte, como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas e também pode ser consumido como pipoca. A cada dia vem sendo pesquisado seu emprego como matéria-prima em alimentos consumidos habitualmente pela população.

Muitas pesquisas realizadas, tanto no Brasil e em todo o mundo, vem mostrando o potencial do amaranto na redução dos níveis de colesterol no sangue. Vários componentes presentes podem atuar neste efeito, como o óleo, a fibra, a proteína e as substâncias antioxidantes. Uma delas foi realizada por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP, que utilizaram as sementes e reduziram o colesterol de animais de laboratório. As pesquisas também mostraram resultados satisfatórios em humanos, prova que este alimento é outro forte candidato a fazer parte de uma alimetação saudável.

PROPRIEDADES MEDICINAIS
O amaranto é considerado funcional assim como a quinoa; capaz de atuar no organismo prevenindo certos tipos de doenças, como por exemplo a desnutrição e o excesso de peso pelo fato de promover saciedade.
A farinha do amaranto pode ser usada pelos celíacos porque não contém glúten – a proteína do trigo que causa reação alérgica nesse grupo de pessoas.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS
O amaranto possui mais ferro do que qualquer outro cereal, é fonte de lisina que é um aminoácido e que faz do amaranto um alimento equilibrado em termos nutricionais.
CURIOSIDADES

Apesar do grão do amaranto ter um pouco mais de 1mm, é possível fazer pipoca dele. Basta levar ao fogo, sem nenhum tipo de óleo, por alguns segundos até que o grão fique branco, depois e só temperar com sal.
Os povos do Himalaia estouram a pipoca do amaranto e a misturam com mel, assim como faziam os maias e os astecas.

Essa mistura de amaranto com mel é um prato conhecido como “laddoos”.
Os astecas também utilizavam o amaranto na forma de chá para aliviar dores no estômago ou faziam uma pasta de suas sementes para oferecer aos deuses.

Na Grécia, o amaranto é símbolo da imortalidade e era usado para coroar os guerreiros e para garantir-lhes invisibilidade durante as batalhas.

PREPARO BÁSICO
Para cada xícara de chá de amaranto em grão, use 2 xícaras de água e um pouco de sal marinho.
Cozinhe em fogo brando por 20 minutos, tempere com azeite extra virgem e salsa picada miúdo, ou outros temperos de sua preferência.