Para Próstata:

Cozinhe 150 gramas de sementes inteiras de abóbora (frescas e cruas, sem descascar) em 1 litro de água filtrada por 20 minutos em fogo lento. Deixe esfriar e transfira para uma garrafa ou recipiente de boca larga. Não é necessário coar, pois as sementes permanecerão no fundo, e poderão ser jogadas fora após o total resfriamento. Tome um copo desta água três vezes ao longo do dia.

Como Vermífogo:

A partir da semente crua: Quer (1978:773) recomenda 130 gramas de sementes de abóbora descascadas; transformadas em uma pasta e misturada com 50 gramas de açúcar mascavo até formar uma massa homogênea. Dividir em três porções iguais. Ministrar uma porção em jejum, outra na hora do almoço e a última na hora do jantar. Atenção: não ingerir outro alimento durante todo o dia. Passada uma hora, depois da ingestão da última porção, tomar 30 gramas (2 colheres de sopa) de óleo de rícino (ação purgativa).
A partir da semente torrada: as sementes descascadas de abóbora são torradas numa frigideira até ficarem douradas. São trituradas no liquidificador até formar uma paçoca. O tratamento costuma iniciar durante a fase da lua-nova, e a dose indicada é ingerida de uma só vez, em jejum, com leite de coco, não se alimentando durante o dia todo. À noite, toma-se um purgativo na dosagem de uma colher (sopa) de óleo de rícino. Outros preferem tomar esta dose do purgante parceladamente, durante o dia e a noite. Caso a solitária não seja eliminada, repete-se o tratamento, geralmente depois de um mês, coincidindo com a mesma fase lunar.
Convém lembrar que um possível insucesso no uso das sementes de abóbora como vermífugo deve ser atribuído a um problema típico brasileiro: por ser um medicamento popular e natural, não é respeitada a dose nem a forma correta do tratamento.