O açúcar de coco é muito mais saudável do que muitos adoçantes? Bastante nutritivo, possui potássio, ferro e é uma fonte natural de vitaminas como B1, B2, B3 e B6. “Possui também um índice glicêmico muito mais baixo que muitos açúcares comuns. Isto quer dizer que o açúcar de coco produz uma liberação lenta de energia e não produz os picos altos de insulina prejudiciais a saúde. Ele controla os níveis de açúcar no sangue, o que é excelente para o controle de peso e para quem tem diabetes”, explica Mila Moraes, nutricionista da equipe MPIO.

Extraído do fluido das flores da palma de coco, o seu néctar é retirado e aquecido ligeiramente numa caldeira, tornando-se um caramelo espesso. Ao esfriar, é triturado em pequenos cristais que dissolvem-se facilmente e dão um agradável sabor doce a todas as receitas. “O açúcar de coco é um adoçante não processado, não adulterado, não filtrado, não contém conservantes e é 100% natural, sendo conhecido por ser o adoçante mais sustentável do mundo”, comenta a nutricionista.

Açúcar de coco retém um pouco dos nutrientes encontrados na palma de coco, mas não há muitos dados sobre isso. De acordo com o Departamento de Agricultura Filipino, o açúcar de coco contém vários nutrientes, como ferro, zinco , cálcio e potássio, além de alguns ácidos graxos de cadeia curta, polifenóis e antioxidantes, que também pode fornecer alguns benefícios para a saúde.

Parece conter também uma fibra chamada inulina, que podem retardar a absorção de glicose e explicar porque o açúcar de coco tem um índice glicémico mais baixo do que o açúcar comum mesa. Sim, essa é a mesma fibra presente na biomassa de banana verde.

O índice glicêmico representa a velocidade em que o carboidrato é digerido e transformado em açúcar no sangue. Ao consumir alimentos de alto índice glicêmico, ou seja, que são digeridos mais rapidamente, a quantidade de açúcar no sangue aumenta, sendo necessário liberar maior quantidade de insulina para normalizar a glicemia sanguínea. Essa situação pode sobrecarregar o pâncreas, ocasionando resistência à insulina e até mesmo diabetes. E o trabalho mostrou que o IG do açúcar de coco foi menor do que o açúcar de mesa (sacarose).

O Departamento de Agricultura FiIipino mediu o índice glicêmico do açúcar de coco e comparou-o em glicose. Segundo eles, o IG do açúcar de coco é de 35, o que o coloca na gama de baixo IG. Isto é muito mais baixa do que açúcar de mesa, o que é algo em torno de 60!